1. O que é ProInfo?
O
Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional
criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997 e regulamentado pelo
Decreto 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de
Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino
fundamental e médio.
2. Como posso participar do
ProInfo?
Para
participar do ProInfo, o município deve seguir dois passos: 1º cadastro
do prefeito no SIGETEC e o 2º que é seleção das escolas. Por favor, siga as
instruções listadas no manual abaixo para completar as etapas. http://sip.proinfo.mec.gov.br/upload/manuais/sigetec_adesao_prefeituras.pdf
3. Como funciona a distribuição
dos laboratórios adquiridos pelo FNDE?
O MEC/FNDE compra, distribui e
instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Em
contrapartida, os governos locais (prefeituras e governos estaduais) devem
providenciar a infraestrutura das escolas, indispensável para que elas recebam
os computadores.
4. Como
faço para aderir as Atas de Registro de Preços do FNDE?
Para realizar a adesão a qualquer
Ata de Registro de Preços do FNDE, é necessário que o Estado/município
interessado realize um cadastro no Sistema Geral de Ata de Registro de Preços –
SIGARP – http://www.fnde.gov.br/sigarpweb/.
5. Como
funciona a adesão as atas de registro de preços?
Depois de realizar o cadastro, os interessados
informarão (dentro do sistema) a quantidade de equipamentos que desejam
adquirir e qual será o recurso utilizado. Após esta etapa, o FNDE fará uma
análise da solicitação, em caso de aprovação, informará ao fornecedor do
produto o interesse na aquisição. Posteriormente o próprio fornecedor entrará
em contato com o interessado para o acerto final da aquisição.
Obs.: O procedimento é o mesmo para adesão a todas as
atas (Lieds ProInfo, Projetores ou UCA).
6. Quem
realiza a seleção das escolas?
As escolas estaduais são
selecionadas pela coordenação do ProInfo de cada estado, já as escolas
municipais são selecionadas pelos prefeitos dos municípios. É importante
salientar que o MEC/FNDE não seleciona nenhuma escola para recebimento de
laboratórios do ProInfo ou Projetores, apenas disponibiliza as escolas para
seleção no SIGETEC.
7. Como
deve ser a infraestrutura dos laboratórios?
O MEC elaborou duas cartilhas,
uma para escolas urbanas (ProInfo Urbano) e outra para escolas rurais (ProInfo
Rural), onde constam orientações sobre como adequar a estrutura dos
laboratórios para o recebimento dos equipamentos.
- Cartilha ProInfo Rural http://sip.proinfo.mec.gov.br/upload/manuais/cartilharural_2011.pdf
- Cartilha ProInfo Urbano http://sip.proinfo.mec.gov.br/upload/manuais/cartilhaurbano_2011.pdf
8. Quais os critérios para as escolas participarem
das distribuições atuais do ProInfo?
PROINFO RURAL
- Área rural
- Escolas de ensino
fundamental (1º ao 9º ano)
- Escolas ativas conforme o
CENSO de 2010
- Com mais de 20 alunos
- Energia elétrica
- Sem laboratório de informática
PROINFO URBANO
- Área
urbana
- Escolas de ensino
fundamental (1º ao 9º ano)
- Escolas Ativas conforme o
CENSO de 2010
- Com mais de 20 alunos
- Energia elétrica
- Sem laboratório de
informática
9. Qual a composição do laboratório?
- Solução
multi-terminal – 1 CPU,
- 5 monitores LCD,
- 5 teclados,
- 5 mouses,
- 5 fones de ouvido,
- 1impressora jato de tinta,
- Kit de segurança
- Garantia de 3 anos
ProInfo Urbano:
- Solução
multiterminal com 9 CPU's
- 19 monitores de LCD
- 19 teclados,
- 19 mouses
- 19 fones de ouvido
- 1 servidor multimídia
- 1 impressora laser
- 10 estabilizadores
- 1 roteador wireless.
- Kit
de segurança
- Garantia de 3 anos

10. Eu mesmo posso instalar os
computadores depois que forem entregues?
Não. Nas atuais distribuições do
ProInfo o laboratório será enviado após a confirmação da estrutura da escola
através do preenchimento do Atestado de Infraestrutura, o que significa que o
laboratório só chegará às escolas que estejam prontas para a instalação
imediata. Quando o laboratório chegar, a orientação é: não abrir as caixas
em hipótese alguma, podendo ocasionar a perda da garantia dos equipamentos
que foram abertos. As empresas fornecedoras têm um prazo de 60 dias, após a
entrega dos equipamentos, para realizar a instalação. Efetue o contato através
do 0800 informado na nota fiscal para agendar a instalação, que deverá ser
realizada exclusivamente pelos técnicos autorizados. Antes de permitir a
instalação, garanta que os técnicos são realmente da empresa em questão através
de suas credenciais e documentação operacional, que deve conter a identificação
da empresa responsável.
11. Como
proceder com a documentação que me for apresentada na entrega das máquinas?
No momento da entrega, deverão
ser apresentados dois documentos, uma nota fiscal (três vias) e o Termo de
Recebimento (duas vias). Antes de assinar os documentos verifique se o número
de volumes (caixas) equivale à descrição da nota fiscal, só depois disso assine
e carimbe. Os documentos devem ser devolvidos ao entregador, com exceção de uma
via da nota fiscal e uma cópia do termo de recebimento que deverão ser
guardados com cuidado para qualquer necessidade.
12. E no momento da instalação?
Terei que assinar algum documento?
Sim, no momento da instalação o
técnico apresentará o Termo de Aceitação. Verifique se todas as máquinas e a
impressora estão funcionando corretamente e só, então, assine os termos. É
importante que alguém que possua conhecimentos técnicos mínimos acompanhe essa
instalação. Fique com uma cópia do termo de aceitação assinado caso seja
necessária alguma consulta posterior.
13. Posso
dividir o laboratório para atender duas escolas? Não.
14. Posso
instalar em outro local que não seja dentro da escola?
Não,
mesmo que seja em um telecentro ou a própria Secretaria de Educação. O
laboratório ProInfo deve ser instalado necessariamente dentro da escola, e ser
utilizado, prioritariamente, para o atendimento dos alunos dessa escola.
15. Posso atender à comunidade
com este laboratório?
Sim, reservando a prioridade de
uso do laboratório para os alunos e agentes educacionais da escola. O
atendimento comunitário deve ser feito, preferencialmente em horários
alternativos aos horários de aula da escola, e aos finais de semana.
16. Os
equipamentos têm garantia?
Sim. No
ProInfo Urbano e Rural a garantia de funcionamento é de três anos a partir da
data de instalação registrada no Termo de Aceitação.
17.
Depois do fim da garantia o MEC oferece algum suporte?
Não, a partir daí, os
equipamentos são de inteira responsabilidade do estado ou município.
18. O que fazer caso os
computadores sejam roubados?
Os
computadores são de muita importância para qualquer escola pública que, por
isso, deve zelar pela segurança desse patrimônio. Daí porque as Cartilhas
ProInfo dão muita ênfase à proteção das instalações. Contudo, se, apesar dos
esforços da escola no sentido de protegê-los, os computadores forem roubados, é
necessário que seja registrado, o mais rápido possível, um Boletim de
Ocorrência (BO) na delegacia de polícia mais próxima, cuja cópia deve ser
enviada por ofício para a Diretoria de Tecnologia - DIRTE do FNDE (Setor
Bancário Sul, Quadra 2, Bloco F, Edifício FNDE, 2º subsolo), para efeito de
controle nos bancos de dados do ProInfo. A perda, total ou parcial, de
computadores do laboratório nessas circunstâncias por enquanto não implica em
reposição automática por parte do MEC, já que não está previsto no programa.
19. Eu
posso contratar um técnico particular para instalar meu laboratório?
Não. Todos os computadores
possuem um lacre de garantia que, se violado, resulta na perda da garantia do
equipamento. Sempre que o técnico autorizado romper o lacre para dar manutenção
ao equipamento instalado, deverá ser colocado novo lacre, de modo a manter a
garantia. Assim sendo, se um técnico particular for contratado e romper o lacre
do equipamento, este perderá, automaticamente, a garantia contratual.
20. Posso
remanejar um laboratório?
Sim. O remanejamento é uma
possibilidade quando a escola que foi selecionada para recebimento do
laboratório não reúne mais as condições para instalação dos equipamentos, foi
desativada ou está inativa. Esse procedimento só pode ser realizado mediante
autorização do MEC/FNDE.
21. Como
solicito um remanejamento?
É necessário que o estado/município preencha e
envie o termo de remanejamento abaixo. Nesta solicitação o estado/município
deverá explicar de forma clara e objetiva os motivos pelo qual quer remanejar o
laboratório. O mesmo deverá ser preenchido e assinado pelo(a) Prefeito(a) ou
Secretário(a) de Educação no caso de escola municipal e se for escola Estadual,
quem assinará é o (a) Coordenador(a) do ProInfo Estadual. A solicitação será
analisada pelo MEC/FNDE e resposta de autorização ou não, enviada ao
solicitante. Solicitação de Remanejamento de
Equipamentos/Materiais
22. Posso
remanejar um laboratório do ProInfo Rural para uma escola urbana ou vice-versa?
Não. O remanejamento só pode ser
efetuado entre escolas que estejam na mesma zona. Ou seja, escolas que possuam
laboratórios do ProInfo Urbano, só poderão remanejar para escolas urbanas e
escolas que possuam laboratórios do ProInfo Rural, só poderão remanejar para
escolas rurais.
23. Quem é o responsável pela
instalação dos laboratórios?
A instalação dos equipamentos do
ProInfo é realizada, obrigatoriamente, pela empresa vencedora da licitação, a
mesma que efetuou a entrega do laboratório na escola. Para que não ocorra à
perda da garantia (36 meses), solicitamos que as escolas aguardem a empresa
responsável retornar para realizar a instalação.
24. Como
solicito a instalação?
Para solicitar a instalação é
necessário que a escola entre em contato com a empresa responsável pela entrega
dos equipamentos. Esse contato é realizado através de um 0800 específico que
está informado na nota fiscal. Esse procedimento gerará um protocolo de
atendimento, guarde esse número até a realização da instalação. Esse protocolo
é a sua garantia de que realmente a instalação foi solicitada.
25. Como
solicito assistência técnica?
Para solicitar a instalação é
necessário que a escola entre em contato com a empresa responsável pela
entrega/instalação dos equipamentos. Esse contato é realizado através de um
0800 específico que está informado na nota fiscal. Esse procedimento gerará um
protocolo de atendimento, guarde esse número até que solicitação seja atendida.
Esse protocolo é a sua garantia de que realmente foi solicitada a assistência
técnica. Após realização do contato a empresa tem até 10 dias úteis para
comparecer a escola.
26. Como faço para solicitar uma
nova senha ou alterar a já existente?
O procedimento de solicitação/alteração de senha é
realizado pelo próprio município, por meio do Sistema de Gestão Tecnológico
SIGETEC, conforme o procedimento abaixo:
- Caso
o prefeito esteja cadastrado e com e-mail válido: acessar o sitio
(sip.proinfo.mec.gov.br), clicar no comando ESQUECEU SUA SENHA (barra azul
na parte inferior da página), abrirá a caixa de diálogo solicitando a
digitação do CPF do Prefeito (digite sem pontos ou traços). Após essa
operação aparecerá uma mensagem na própria caixa informando que uma nova
senha foi enviada para o e-mail que está cadastrado no SIGETEC.
- Caso o e-mail esteja
inválido ou inativo: repassar e-mail para ( proinfo@fnde.gov.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você
precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), informando o nome, CPF
e e-mail do prefeito e solicitando a atualização. A equipe realizará a
atualização e responderá o e-mail com as orientações para realização do
procedimento detalhado acima.
- Caso
o prefeito não possua cadastro ou tenha sido substituído, será necessário
efetuar um novo cadastro, conforme o 2º passo do manual no link abaixo.
27. Quando acontecerá a
instalação dos Projetores ProInfo?
Informamos que não há necessidade de instalação do
Projetor ProInfo. A escola pode iniciar sua utilização logo após o recebimento.
28.
Quando ligo o Projetor Proinfo aparece uma tela me pedindo o INEP, o que fazer?
No momento em que a escola liga o
Projetor, aparece uma tela solicitando a inserção do INEP, numero do cadastro
da escola, para tanto, sugerimos que observem atentamente as solicitações
contidas nas janelas iniciais do sistema embarcado no projetor. Ressaltamos que
o funcionamento do projetor não está condicionado ao número INEP, se a escola
não souber o INEP no momento, basta digitar "quero digitar o inep da minha
escola depois" e o sistema será carregado.
29. Só
posso utilizar o Projetor ProInfo dentro do laboratório?
Não. O equipamento é para o uso
de toda a escola, podendo ser levado para qualquer ambiente dentro da escola.
30. A empresa não quer atender um
problema do Linux Educacional?
Problemas de sistema operacional, não são de
responsabilidade das empresas vencedoras das licitações do ProInfo. Quando isso
acontecer, os Estados/Municípios podem solicitar aos técnicos dos NTM/NTE que
façam essa configuração. Outra opção é o download do Linux, que pode ser feito
dos sítios:
31. Posso
trocar o sistema operacional?
O Sistema Operacional Linux
Educacional (LE), instalado nos equipamentos do PROINFO tem como objetivo
atender as escolas públicas brasileiras. Essa solução é uma sugestão de
software para viabilizar uma utilização pedagógica dos computadores que compõem
os laboratórios do PROINFO. Entretanto, sua utilização não é uma imposição.
Caso a escola queira alterar para outro sistema (livre ou proprietário), a
mudança poderá ser realizada sendo de total responsabilidade da Secretária de
Educação ou Prefeitura local. O MEC não se responsabilizará por soluções não
licenciadas, bem como não dará suporte de software e dos conteúdos educacionais.
32. O que
acontecerá se eu solicitar um chamado técnico e estiver utilizando outro
sistema operacional que não seja o Linux Educacional?
Conforme contrato firmado entre o
MEC/FNDE e as empresas vencedoras das licitações, no momento da solicitação do
suporte técnico e uma possível reconfiguração do computador, a empresa está
autorizada a desinstalar qualquer sistema operacional, programas e arquivos
existentes, entregando o computador com a configuração inicial. Por isso
sugerimos que a escola realize backups e gravações periódicas do conteúdo
armazenado nos microcomputadores.
33. Minha
escola receberá mobiliário?
Não. O MEC não mais adquirirá móveis para os
laboratórios das escolas como vinha fazendo. Passará a ser de inteira
responsabilidade dos governos locais as ações nesse sentido, com total gerência
do processo decisório.
Nesse novo procedimento, o
MEC/FNDE realizou uma licitação na modalidade Registro de Preços e
disponibiliza o resultado (ata) para adesão dos governos locais, que assim
poderão adquirir os conjuntos que julgarem adequados à realidade de suas
escolas, porém baseados em um padrão de qualidade e adequação
didático-pedagógica e os preços bem menores, em virtude da economia de escala
que esse novo procedimento proporciona.
34. Os
equipamentos da minha escola estão defasados, neste caso, receberemos novos
equipamentos?
Sim. A partir de agora a cota
adquirida pelo MEC será destinada a priorizar o atendimento das escolas que
ainda não receberam laboratórios de informática e as que possuem equipamentos
muito antigos (de 2006 para trás). Sendo assim, as distribuições de Up Grade,
assim que liberadas, estarão à disposição dos estados/municípios para seleção
no SIGETEC.
35. Não
sou escola pública, posso receber ProInfo?
Não. ProInfo é um programa
destinado para o atendimento de escolas públicas brasileiras de educação
básica. Existem, entretanto, outros programas e projetos, público ou privados,
que talvez possam suprir a necessidade declarada, como é o caso do Programa
Computadores para Inclusão, mantido pela Secretaria de Logística e Tecnologia
da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, que pode ser acessado pelo
endereço eletrônico www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/computadores-para-inclusao.
36. Minha
escola tem muitos alunos, receberá uma ampliação de laboratórios?
Não. Para ampliação dos laboratórios de
informática, o MEC efetuou uma Ata de Registro de Preços, onde os estados/municípios
poderão aderir e adquirir quantos laboratórios forem necessários para o aumento
de computadores nas escolas de sua jurisdição. Maiores informações sobre a Ata,
clique no link abaixo: http://www.fnde.gov.br/index.php/mn-laboratorio-de-informatica-proinfo
Dicas
dadas pela SEEDUC-RJ
Dúvida quanto à versão
do Proinfo dos LIEDs: atualmente o Proinfo
classifica duas versões, o urbano com 10 equipamentos e o rural
com 1 CPU e 5 monitores. No entanto, existem pregões de 2006 e 2008. Observando
o sistema, identificaremos a versão: ProinfoI (98), ProinfoII (XP
adaptação), ProinfoIII (Linux Curumim), Proinfo IV(Linux educacional
2), Proinfo V (Linux educacional 3).
Somente ligando o
equipamento, é possível descobrir tais informações.
CONTATOS FORNECEDORES
Maiores informações sobre o programa: http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo
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